quinta-feira, 4 de maio de 2017

TUBA - NHARÔ do Rio ou do Cacique?

Tuba – Nharô,  assim era chamado nosso rio pelos nativos destas terras, os Carijós, que em tradução para nossa língua significa “Pai Feroz”, era chamado assim pois o grande rio promovia o sustendo, a vida, como um grande pai, que de tempos em tempos se revoltava, ficava furioso, as águas se avolumavam, transbordavam e arrasavam tudo as margens, o grande “Pai Feroz”.  Portanto o nome de nossa cidade vem do nosso rio, Rio Tubarão, um elemento geográfico denominados pelos nativos, uma adaptação do tupi guarani e com isso nos juntamos as nossas cidades vizinhas que tem seus nomes relacionados à língua dos nativos como:

Imbituba – de origem Tupi – Guarani que significa “Lugar com abundância de Imbé (um tipo de capim)

Itapirubá- em tupi-guarani significa literalmente: ¨lugar do penhasco¨ (itapira + ubá (upá)

Garopaba -  vem do guarani, ygárampaba, significa “enseada de barcos”

Imaruí - em tupi-guarani significa ¨mosquitinhos¨

Jaguaruna -  em tupi jaguar e una – Jaguar ou onça, escura.

Capivari – Significa Rio das Capivaras

Tubarão - Tubá-Nharô, significa Pai Feroz

E o “famoso” Cacique Tuba-Nharô?  O nome de nossa cidade vem ou não dele? O cacique Tubarão de fato existiu, um grupo de Jesuítas que esteve por essa região após 1605 deixou escritos sobre o tal cacique, pois segundo alguns relatos, ele costumava aprisionar e negociar os membros de sua tribo em troca de bugigangas, o historiador Amadio Vettoretti escreveu sobre o cacique:

“Conforme os relatos da época, os jesuítas encontraram este dito cujo lá para as bandas de Arroio do Silva e o denominaram, por 13 vezes, com o nome de Tubarão. Literalmente Tubarão. Ele não era um cacique por delegação indígena, mas sim por delegação do branco. Ele era um negociante. Fazia suas guerrinhas, aprisionava os índios e os vendia para os brancos. Na visão européia, ele era um serzinho ordinário. Em uma das citações, os jesuítas contam que chegaram, com suas roupas no melhor estilo urubu, e pediram que ele mudasse, parasse de aprisionar os indígenas. Pois o ordinário não gostou, puxou a mangueira e mijou no pé do padre. Os jesuítas ficaram loucos, descreveram sua petulância e arrogância. Isso foi em 1605”.

Portanto, como os grupos nativos estavam a mais de 5.000 anos por essas terras,  é natural que  denominassem certos lugares, porque seria diferente somente aqui? Porque dariam o nome do rio, relacionado ao tal cacique somente depois de 1605? Tubarão era uma espécie de apelido dado pelos jesuítas, se referiam a uma pessoa gananciosa.  Se refere ao nativo, não ao rio.

 O nome de nossa cidade vem do rio, desde quando é chamado assim, é impossível dizer, quando nossas terras foram ocupadas pelos homens brancos adaptaram o verbete guarani para o português. Tuba – Nharô – Tubarão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário