terça-feira, 9 de maio de 2017

O começo de tudo... Os primeiros habitantes dessas terras...


É comum quando estudamos a História de nossa cidade pensar que tudo começou com a chegada dos primeiros colonizadores, infelizmente é um engano. A presença humana no território de Tubarão é muito anterior a chegada de qualquer colonizador. Você sabia que essas terras já eram ocupadas a mais de 5000 anos? Mas quem eram esses habitantes? Como viviam? Como sabemos da presença deles por aqui?

Os primeiros grupos humanos que se tem registro e que habitaram nossa região foram os Sambaquis, que também habitou grande parte do litoral brasileiro, sendo caracterizados por montes de conchas, de onde vem o nome, Sambaqui é um termo Tupi Guarani que traduzido significa “monte de conchas”, e é o lugar onde o homem sambaquiano vivia depositando restos de alimentos e até sepultando seus mortos, alguns sambaquis tem mais de 5.000 anos. Nosso estado é referencia no assunto devido à grande quantidade de sambaquis encontrados aqui, sendo que a nossa região se destaca, podemos encontrar em Jaguaruna o maior sambaqui do mundo com mais de 100 mil metros quadrados. 

Em Tubarão também havia sambaquis, segundo o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos, temos 13 registrados atualmente, nenhum intacto, todos parcialmente destruídos, como a maioria dos Sambaquis. A ação humana é a maior ameaça, a destruição era comum nas décadas de 1950 e 1960 principalmente pela ação de empresa que usavam as conchas encontradas nesses sítios como base para produção de cal, também era muito utilizado para aterros de ruas pelas prefeituras.  O estudo dos sambaquis, realizado por arqueólogos nos fornece muito sobre a vida desses habitantes que estavam aqui a mais de 5000 anos, é comum em escavações encontrar artefatos líticos, ou seja, de pedra, como reprodução de animais e ferramentas, ossos de baleias, peixes e de alguns mamíferos, restos de fogueiras, esqueletos humanos, agulhas feitas com ossos e outros materiais. Temos em Tubarão o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul – Grupep, que realiza pesquisas sobre o assunto, sendo referencia em Sambaquis.

Temos Sambaquis localizados na região de Congonhas, Mato Alto, Madre, Morrinhos, Sertão dos Corrêas , um deles, no bairro Congonhas, se encontra dentro da sede de um time de futebol, chegou a ter mais de 400m de comprimento, 50 de largura e  a mais de 10m de altura, foi praticamente todo destruído por uma industria de cal que tinha bem ao lado, pode ser visitado atualmente. Também na localidade de Congonhas temos um sambaqui próximo a ponte que liga Tubarão a Jaguaruna, que foi parcialmente destruído pela abertura e alargamento da estrada.


Os Sambaquis são de grande importância para se saber como viviam os primeiros habitantes da nossa região, a maior ameaça somos nós, a falta de cuidado dos órgãos públicos contribui com essa ameaça. Muitos desses sítios arqueológicos são usados como pistas para MotoCross, jipes e outros veículos, a ocupação humana ao redor também contribui para a destruição. Existe uma lei Federal de 1961 que os protege , mas a falta de conhecimento sobre a importância de se preservar esses lugares faz com que não se cuide e se respeite esses espaços, vamos mudar nossa mentalidade, ajudar a cuidar de nossa História, cobrar dos órgãos competentes que façam a parte deles na preservação e acompanhar as descobertas que os grupos de pesquisas e arqueólogos fazem quando estudam esses sítios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário