terça-feira, 16 de maio de 2017

E os nativos dessas terras, o que aconteceu com eles?


Particularmente refiro-me aos “índios” como povos nativos, prefiro esse termo, são eles os verdadeiros donos dessas terras, nasceram e viveram aqui, são nativos verdadeiros. A História por muito tempo considerava que nosso país passou a existir somente depois de 1500, com a chegada do europeu por essas terras, mas hoje a historiografia já mostra que o Brasil era habitado ha cerca de treze mil anos. Quando os portugueses chegaram aqui, o Brasil possuía quase cinco milhões de nativos divididos em cerca de duzentos grupos diversificados com culturas e línguas variadas, caçando, pescando, cultivando alimentos, viviam em plena harmonia com a natureza. Não foram compreendidos e respeitados pelos invasores europeus.

Nosso litoral e conseqüentemente nossa região  era habitada pelo grupo chamado Carijó, da nação Tupi-Guarani,  sua cultura e hábitos não era diferente da maioria dos outros grupos, viviam do que a natureza oferecia, cultivavam milho, mandioca, inhame e outros alimentos, segundo alguns relatos eram cerca de cem mil espalhados pelo litoral sul do Brasil. Foram os primeiros a terem contato com os europeus.

Os relatos mais antigos que citam nossa região vêm do ano de 1605, quando os missionários Jesuítas visitaram as tribos na região sul de Santa Catarina, no início eram dois padres, João Lobato e Joaquim Rodrigues, em 1616 os padres João Fernandes e João de Almeida visitaram a região, deixaram escritos sobre o modo de vida dos nativos, relataram que eram cordiais, recebiam bem os invasores.Sua cordialidade lhes deram um triste destino, no porto de Laguna foram embarcados a força mais de dez mil nativos para serem escravos nas lavouras de cana de açúcar do nordeste, houve resistência, seu modo de vida livre fazia com que não aceitassem a escravidão, foram mortos por isso, no final do século 18 os Carijós desapareceram de nosso litoral.

Quem dominava a região entre o litoral e a serra era o grupo nativo chamado Xokleng. Esse povo vivia nas florestas da região, andavam de um lugar para outro em busca de alimento, a mata atlântica fornecia tudo o que precisavam para viver. O fim dos xokleng começou na segunda metade do século XIX quando imigrantes começaram a ocupar o território dominado por eles, os imigrantes derrubaram as matas, fizeram plantações, os nativos não conheciam o conceito de propriedade privada, houve ataques dos nativos contra os imigrantes, os confrontos eram inevitáveis, porém um lado conhecia o poder da pólvora e da bala, do facão, o outro ainda estava na “Idade da Pedra”. Segundo o historiador Nivaldo A. Goulart “Eram dois mundos que se colocavam frente a frente, com valores e visão de mundo opostos desde a raiz. A luta seria implacável e só  um lado iria prevalecer”. O resultado desse choque cultural foi o extermínio de forma extremamente violenta de um povo, uma cultura.

Os povos nativos perderam suas terras, seus alimentos, sua vida, dos quase 5 milhões que viviam aqui na época do “descobrimento”  hoje restam poucos mais de 800 mil, muitos ainda sofrem com ações violentas, são mortos, perseguidos, mutilados, a maioria vive na miséria, a cultura do homem branco ainda não entendeu a forma de vida nos nativos, a liberdade, o contato com a natureza, ainda olhamos para os nativos com pré-conceito, não respeitamos sua cultura suas tradições, não bastou invadirmos seu território e  quase exterminá-los?



Nenhum comentário:

Postar um comentário