sexta-feira, 12 de maio de 2017

Nossas raízes


Tubarão é uma cidade multicultural. Isto é fato. Atribuir a algum grupo étnico nossas raízes é negar outros.  E para afirmar isto é necessário conhecer nosso processo de formação. O começo de nossa história é diferente da grande maioria das cidades, Tubarão não foi colônia, não teve um fundador direto.

O processo de ocupação de nossas terras se confunde com o caminho que ligava Lages a Laguna, Tubarão servia de entreposto, ou seja, de troca de mercadorias, tropeiros desciam a serra com produtos serranos, barqueiros viam de Laguna com produtos litorâneos, se encontravam e trocavam os produtos no lugar chamado Poço Grande do Rio Tubarão, e essa foi a primeira denominação oficial de nosso município, o Poço Grande onde se localizava o entreposto fica hoje no bairro São João. Pertencíamos a Laguna.  Isto se iniciou no ano de 1773. Com a necessidade de manter o controle dessas terras, o governo imperial dividiu o território de Tubarão em Sesmarias,  concedeu pedaços de terras para algumas pessoas, com o objetivo de cultivarem e ocuparem o território.  A data da assinatura da primeira sesmaria é de 05 de agosto de 1774 e foi concedida ao Capitão João da Costa Moreira  e ao sargento-mor Jacinto Jaques Nicós, esse é o registro histórico oficial mais antigo de nossa cidade, que marca a ocupação de nosso território e início efetivo do povoamento.

Como era de costume, a maioria dos sesmeiros não vieram morar nas terras que lhes foram concedidas, era comum mandarem agregados ou arrendatários com o objetivo de construírem suas residências e cultivar as terras. Os primeiros moradores de Tubarão eram vicentistas, ou seja, portugueses nascidos no Brasil que vieram da região de São Paulo para Desterro (hoje Florianópolis) e Laguna e depois Tubarão, juntos trouxeram seus escravos, isto mesmo, em Tubarão tivemos um grande números de escravos africanos que sofreram as  mesmas brutalidades que os escravos de outras regiões. No mesmo período grupos de pessoas chamados de mamelucos também vieram para cá, mameluco é o indivíduo que nascia da miscigenação do índio com o homem branco.
As colônias açorianas estavam crescendo na região, havia um núcleo em Imbituba e de lá iam migrando, se deslocando e muitos se fixaram na região de Tubarão, recebemos muitos imigrantes açorianos que trouxeram e mantiveram sua cultura e hábitos e que contribuiu efetivamente para a formação cultural de Tubarão.

 Portanto os primeiros grupos a ocuparem nosso território eram homogêneos, mas com uma presença marcante do imigrante português, que nos deixou um legado cultural forte, principalmente no aspecto religioso, ao qual a antiga catedral tinha sua arquitetura a característica açoriana e alguns elementos ainda presentes na nossa cidade como o boi de mamão e o pau de fita. Somente no ano de 1874 um pequeno grupo de imigrantes alemães se instalou na região do Vale do Braço do Norte, e no ano de 1877 os primeiros imigrantes de origem italiana se instalaram na Colônia Azambuja, ambos os territórios pertenciam a Tubarão e com o passar dos anos alguns imigrantes e seus descendente vieram morar onde hoje está a cidade de Tubarão.


Nossas raízes culturais de maneira mais efetiva vêm dos brasileiros (mamelucos), africanos, açorianos, italianos, alemães e ainda em menor número poloneses, sem esquecer os grupos nativos, que apesar de serem brutalmente expulsos de suas terras e caçados como animais até sua extinção nos deixaram um legado cultural riquíssimo. Tubarão é a cara do Brasil, se percebe nos traços do tubaronense essa miscigenação, cada etnia nos deixou legados que criaram uma identidade multicultural linda e rica a nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário